Um anime feito pela Toei Animation, um Studio gigantesco de animação, responsavel por One Piece, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodiaco (Saint Omega) e vários outros titulos de renome.
Ouvi falar bem e decidi sanar minha curiosidade, a princípio achei estranho a animação 3D (3DCG aparentemente), porém ao final do primeiro episódio eu ja tinha me rendido completamente ao estilo criativo e empolgante da série, movimentos fluídos e expressões hilárias resumem muito bem o estilo da animação.
Sobre o Enredo ele é bem simples, Uma garota chamada Nina se muda para Tokyo devido a conflitos internos relacionados ao seu passado, ela abandonou a escola e está em busca de uma nova vida.
Chegando na cidade, ela se depara com sua ídola, Momoka, que escreveu sua música favorita, e foi um grande motivador para sua mudança. Momoka saiu de sua banda famosa Diamond Dust, e agora está prestes a desistir como artista solo.
Então as duas se encontram, tocam juntas (Nina como Vocalista e Momoka na guitarra) e após um momento empolgante, decidem criar uma banda, apesar de Nina almejar uma faculdade de renome e Momoka não querer profissionalizar o grupo.

Em pouco tempo a banda ja recebe uma nova entregante, uma jovem baterista que pratica aulas de teatro. Devido sua personalidade proativa e descontraída, inicia-se uma amizade com Nina, a qual tem dificuldades nos seus relacionamentos, por conta de sua personalidade conflitante, representada até pela discrepância da música cantada para suas vestimentas na banda.

Aos poucos Nina acaba se entregando cada vez mais a banda, deixando os estudos em segundo plano, isso mostra aos poucos quais são os verdadeiros desejos da protagonista
O tempo passa brevemente e a banda se encontra com uma dupla em potencial, uma baixista e uma tecladista, ambas trabalham em um restaurante que a banda costuma frequentar

A Mulher mais velha e a baixista da dupla chamada de Rupa, tem a Backstory mais triste do quinteto. Após perder seus pais num acidente e viver em constantes conflitos devidos ao trabalho, ela necessita se expressar de alguma maneira, se soltar, necessidade essa que a levou ao mundo da música.
Já a mais jovem e carrancuda, é a tecladista chamada Tomo, sua rigidez e intensidade é consequência de alguns fatores. Por ter aprendido piano logo cedo e sua dificuldade em se comunicar com clareza, ela é vista muitas vezes como arrogante e dificil de lidar, características essas que aos poucos vão se suavizando devido a interação com a banda.
Agora com o Quinteto formado, elas lidam com diversos obstaculos: Como conseguir fãns, decidir o nome da banda, e qual o futuro que o grupo quer seguir, esses desafios aproximam os integrantes do grupo e nos mostra um lado interessante da situação, desenvolvendo os personagens e suas motivações.

Nina como protagonista tem mais focos de todas as 5, seu progresso se da principalmente por perceber o que realmente quer fazer: investir na banda, não nos estudos, convencer e incentivar Momoka a Acreditar em si mesma como artista, na pessoa que iluminou o caminho de Nina e o fez dela o que é hoje, neste momento rola até uma confissão muito bonita e dramática e fazer as pazes com a família, a qual tem um passado delicado, principalmente com seu pai que no fundo a ama e passa a apoiar a filha.

Momoka é sincera consigo mesma e decide entrar de cabeça nessa jornada que é seguir suas convicções, enfrentando a Diamond Dust pela primeira vez desde o rompimento. Ela segue sendo um exemplo para a Nina e se esforça para não decepciona-la.

Subaru segue a vontade da avó de ser atriz, não é o que ela quer e o único motivo para ter se matriculado numa escola de atuação, é para agradar a vó, a qual ama muito mas não tem coragem de dizer a verdade. Porém, após ver Nina resolvendo suas questões pessoais, decide finalmente contar a avó que pretende seguir outro caminho ao invés da atuação.

Rupa por ser mais velha e possuir uma bela inteligência emocional, é a que mesmo se “transforma” ao decorrer da narrativa, o que eu posso dizer é que ela é grata pela compania da banda, e que gosta muito de Tomo, a qual aconselha e se preocupa como uma verdadeira amiga.

Tomo devido a experiências passadas com outras bandas, costuma mentir e suavizar muito de suas opiniões (e ainda assim é vista pelos demais como ranzinza), por ter recebido educação desde de cedo, ela é exigente com seu trabalho e com o dos outros, o que acarretou em muitas brigas e situações desconfortavéis. Porém, após ser aconselhada por Rupa, e acreditar na determinação de Nina, ela se abre e grita ferozmente sobre O quanto a Nina É PÉSSIMA tocando guitarra, e diferente de outros integrantes de outras bandas, ela fica feliz com o Feedback, e diz que vai se esforçar ao máximo para melhorar.


Eu não entendo muito de JPOP e nem de animes de música, mas para mim sendo o leigo que sou, diria que são muito bom os momentos em que a banda toca no palco, é emocionante e traz vida pro anime
Descobri que fizeram audições e contrataram uma banda de verdade para cantar na série, com nome de Togenashi Togeari (o mesmo da série)
As musicas refletem a situação dos personagens e qual seus objetivos, é um bom jeito de colocar em tela os desejos das integrantes
Queria destacar que a Diamond Dust, banda rival das garotas, possui ótimos momentos também, com ênfase no ultimo show, na qual a banda opta por algo mais rock, colocando uma guitarra na mão da vocalista Hina
Girls Band Cry foi uma ótima surpresa, me lembrou da importância de nos expressarmos para vivermos, nesse mundo, é necessário que tenhamos alguma forma de manifestar nossos sentimentos, isso é saudável e empolgante. Arte é um dos maiores prazeres que podemos ter como humanos, então não devemos ignorar essa parte da vida, devemos ler livros, cantar, dançar, escrever (olha eu aqui agora), pois é isso que faz a vida valer a pena
Com 12 episódios e previsão de um filme para continuar o seriado, saio com um saldo extremamente positivo do anime, me lembrou que pretendo tocar piano/teclado em algum momento da minha vida.
E que as pessoas que se expressam através de arte, são muito corajosas, pois você esta colocando uma parte sua naquilo ali… igual eu agora
